teatro do Mamulengo (Jun22)
O Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns apresenta sessão única de Folia Brasileira no Teatro Sérgio Cardoso
Folia Brasileira. Créditos: João Augusto Figueiredo
Mais fotos disponíveis neste link
Folia Brasileira. Créditos: João Augusto Figueiredo
Mais fotos disponíveis neste link
Folia Brasileira é um espetáculo literalmente popular. A história se passa na fazenda de seu Vicente Pompeu, que está realizando uma grande festa com manifestações da cultura popular para comemorar a farta colheita sem agrotóxicos e o noivado de Simão e Marieta. Para organizar a grande folia, ele manda chamar Simão de Lima Condessa, que é o noivo e seu braço direito. Simão fica encarregado de tudo, desde a culinária até a parte artística do evento, e para isso conta com a ajuda de sua companheira Marieta e alguns amigos. Simão começa os preparativos, mas é interrompido por um empresário gringo que quer modificar o esquema da festa com mediocridades da mídia.
Valdeck de Garanhuns é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é pedagogo, poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 38 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças.
Teatro de Mamulengo é brincadeira, é música, é crítica e é diversão. Um teatro de bonecos popular de Pernambuco e, como tradição oral, é permanentemente reestruturado por seus mestres, mas sempre mantendo a tradição. A brincadeira permite a participação e o diálogo com o público, estabelecendo uma relação dinâmica que também se realiza no fortalecimento da identidade de um povo, que por meio da brincadeira: explicitam, expressam e denunciam valores, informam suas visões de mundo, seus desejos e experiências individuais e coletivas.
Ficha técnica
Manipulação e vozes: mestre Valdeck de Garanhuns
Manipulação de bonecos de
Comentários
Postar um comentário