A gente é suril , vocês são explícitos (Jul22)


Leandro Souza e Allyson Amaral fazem temporada do espetáculo A Gente É Sutil, Vocês São Explícitos no Galpão do Folias de 7 a 24 de julho

 

Espetáculo de dança contemporânea nasceu de uma conversa casual entre dois artistas de países diferentes e investiga as subjetividades envolvidas na separação do mundo entre “nós” e “vocês”

Homem em pé em frente a parede branca

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Crédito: Tetembua Dandara

 Baixe aqui mais imagens de divulgação

O espetáculo de dança A Gente é Sutil, Vocês São Explícitos, de Leandro Souza e Allyson Amaral, cria reflexão sobre as diferentes subjetividades. O trabalho tem nova temporada no Galpão do Folias de 7 a 24 de julho com ingressos gratuitos.

Leandro Souza saía de um espetáculo no Dock 11, um espaço de dança da cidade de Berlim, na Alemanha, em 2017. No caminho para casa, trocava algumas impressões sobre a peça com uma jovem europeia. Em dado momento da conversa, disse que alguns aspectos da peça foram desafiadores e que não havia captado todas as nuances. Ela olhou e disse algo do tipo: nós somos sutis e vocês são explícitos. Mesmo sem ter entendido totalmente o que a jovem quis dizer com aquela afirmação, a frase ficou reverberando: quem eram o “nós” e quem eram o “vocês”? Enquanto ela dava seguimento a fala.

Essa conversa, naquele final de verão berlinense do ano de 2017, tem acompanhado o coreógrafo desde que retornou para o Brasil e conforme foi realizando novos trabalhos em dança, brotaram as suspeitas de que as ideias contidas nessa declaração: nós somos sutis, vocês são explícitos, conectava-se com as pesquisas cênicas que vinham se desdobrando a partir de seu trabalho mais recente – Eles Fazem Dança Contemporânea (2019).

A partir de então, Leandro Souza, em parceria com Allyson Amaral, tem vasculhado as dinâmicas do “Nós” e do “Eles”. A gente é sutil, vocês são explícitos é o refrão disparador desse percurso artístico, que toma forma neste espetáculo: uma peça coreográfica gerada pelo jogo entre corpo e voz, com o desejo de riscar o disco, produzir uma cacofonia vocal e corporal, colocando em evidência a gramática que captura corpos e subjetividades ao passo que procura instaurar novos imaginários.

Sobre Leandro Souza

É artista da dança, Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrou a programação da MitBr em 2022 e a exposição Histórias da Dança, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 2020, com a peça “Eles Fazem Dança Contemporânea”. Apresentou o solo “Sismos e Volts” na Bienal Sesc de Dança 2019 e na Mostra Dança Menor, do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Realizou residência artística no Encuentro Internacional de Arte Escénico Contemporáneo (EINCE), Guadalajara, México. Estreou a peça coreográfica “Eles Fazem Dança Contemporânea”, contemplado com edital ProAC de criação inédita de espetáculos de dança, no Sesc Campinas e realizou temporada de apresentações no Centro Cultural São Paulo(CCSP) e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Participou, com o músico Tom Monteiro, do programa DUPLOS, dirigido por Talita Florêncio e Thiago Salas, no Sesc Pompéia. Fez parte da perfomance “Das Tarefas De Artista (1)”, dirigida por Renan Marcondes, no Sesc Avenida Paulista. Integrou a equipe curatorial do Festival Cultura Inglesa em 2018 e 2019. Desenvolveu práticas educativas como mediador da 33ª Bienal de São Paulo. Apresentou o solo de dança “Sismos e Volts” no Festival Contemporâneo de São Paulo (prêmio APCA 2018, categoria: interpretação). Em 2017, concluiu o programa SMASH Berlin - Intensive Training In Experimental Physical Performance. Foi dançarino, por 3 anos, do Núcleo Entretanto, dirigido por Wellington Duarte e, por 5 anos, da E² Cia de Teatro e Dança, dirigida por Eliana de Santana. Durante 3 anos, conduziu processos criativos como artista orientador, no Programa Vocacional, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Criou o solo “Nunca Mais Bom Crioulo”, orientado por Holly Cavrell e apresentado, dentre outros lugares, no Festival Internacional de Arte Fronteras, na cidade de Santiago, Chile e no programa Primeiros Passos do Sesc Pompéia. Atualmente desenvolve o projeto “A Gente é Sutil, Vocês são Explícitos”, contemplado pelo 29º Edital do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Sobre Allyson Amaral

É artista da dança e licenciado em dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV/RJ). Sua formação artística iniciou no Projeto do Corpo de Dança da Maré no Rio de Janeiro. Foi dançarino por 8 anos na Companhia de Danças Lia Rodrigues. Suas criações são  a performance “ESPANCAMENTO” (2013), “SlowSoul” (2019) e “Bocaaaaaaa” (2022). Também realiza parcerias artísticas com outros artistas, companhias de dança, grupos e núcleos artísticos.  Atualmente dança nos projetos dos coreógrafos Leandro Souza " A gente é sútil, vocês são explícitos"  e Cristian Duarte em Companhia. Em 2022 como artista orientador realiza atividades de orientação em artes no Programa Vocacional, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.  É integrante do Bloco Afro Ilú Obá de Min desde 2011. De 2011 a 2021 trabalhou com artista como Kenia Dias, Ricardo Garcia, Key Sawao, Ricardo Iazzetta, Ligia Veiga, Gustavo Ciríaco, Grace Passô, Grupo Espanca!, Thelma Bonavita, Carolina Bianchi, Ana Dupas, Mafalda Pequenino, Marcela Levi, Beth Beli, Lígia Tourinho, Gustavo Ciríaco, Nuno Ramos, entre outros.

Sinopse 

Em A gente é sutil, vocês são explícitos, os performers partem da fala – nós somos sutis, vocês são explícitos – de um europeu ao artista Leandro Souza em uma conversa sobre dança contemporânea. Os artistas mergulham nas dinâmicas entre o “Nós” e o “Vocês”, numa criação coreográfica tecida pelo emaranhamento entre corpo e palavra. É uma tentativa de riscar o disco, produzir cacofonias vocais e corporais e tornar evidente mecanismos de captura de corpos e subjetividades ao mesmo tempo em que procura lançar novos imaginários

Ficha Técnica

Concepção e direção: Leandro Souza

Criação e performance: Allyson Amaral e Leandro Souza

Provocação: Carolina Nóbrega, Haroldo Sabóia e Inês Terra

Trilha sonora: Inês Terra

Luz: Gabriele Souza

Figurino: Luiz Cláudio Silva| Apartamento 03

Designer Gráfico: Renan Marcondes

Auxiliares Técnicos: Diego Soares e Matias Arce

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Coordenação de Produção: Tetembua Dandara

Assistência de produção: Mariana Dias

Serviço 

Galpão do Folias: Rua Ana Cintra, 213


De 07 a 24 de julho

Quinta a sábado, às 20h

Domingo, às 19h

Gratuito

Classificação: 12 anos

Lotação: 74 lugares

Logotipo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Pombo Correio Assessoria de Comunicação 

Douglas Picchetti e Helô Cintra

(11) 9 9814-6911 | (11) 9 9402-8732

Rua Áurea, 232 - Vila Mariana
douglas@pombocorreio.art.br | helo@pombocorreio.art.br
www.pombocorreio.art.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tio Vâniatoca (Mai24)

Brava Companhia (Mai24)