Brava Companhia (Mai24)


 

Brava Companhia está celebrando 25 anos de trajetória com um projeto que evidencia sua contribuição ao cenário teatral fortalecendo o diálogo entre a arte e a comunidade. Com o projeto Brava Companhia 25 anos: teatro, trabalho e território, a companhia apresenta uma mostra de repertório que reflete a força e a diversidade de suas produções.

 

Mostra de Repertório Brava Companhia começou em março, e segue até julho, com apresentação de 5 espetáculos do atual repertório da Companhia. A próxima peça a ser apresentada é Escritos Negros Modernistasde 3 a 25 de maio, com sessões às sextas às 20h e sábados às 19h. Os ingressos são gratuitos.

 

"Por meio do teatro, nossa forma de trabalho, mas não só, procuramos, ao longo do tempo, entender o mundo e suas contradições para conversarmos com nosso público a respeito da vida, de suas possibilidades e impeditivos, tentando arrancar fagulhas de riso e divertimento. É aqui, na Zona Sul (Zona Show, carinhosamente conhecida), que faremos nossa festa: um projeto de dois anos, por meio da Lei de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, que envolve uma série de ações. E para início, temos a alegria de apresentar parte de nosso conjunto de peças teatrais, por meio de nossa Mostra de Repertório", conta Fábio Resende, integrante da Companhia.

 

Escritos Negros Modernistas 

 

Escritos Negros Modernistas mistura literatura, teatro, música e performance para destacar uma produção escrita produzida por escritoras/es negras/os brasileiras/os durante as primeiras décadas do século 20. Obras e autores que foram invisibilizados no contexto histórico racista do período posterior à abolição da escravidão, são apresentados neste trabalho cênico, revelando uma criação de grande potência estética e política.

 

O roteiro inclui escritos de autores como Lima Barreto, Auta de Souza, Antonieta de Barros, Luiz Gama e Lino Guedes, textos da imprensa negra paulista dos anos 1930, comentários sobre a biografia dos personagens citados e referências a marcos históricos da luta do povo negro.

 

Ficha técnica:

Criação: Brava Companhia. Direção: Ademir de Almeida. Assessoria e pesquisa: Salloma Salomão. Dramaturgia: Ademir de Almeida com colaboração de Arlete Mendes, Helena Silvestre e Max Raimundo. Elenco: Arlete Mendes, Dessa Souza, Helena Silvestre, Marcio Rodrigues, Max Raimundo e Paula da Paz. Criação musical: Arlete Mendes, Paula da Paz, Helena Silvestre e Max Raimundo. Fotos: Jardiel Carvalho. Produção: Kátia Alves.

 

Serviço:

Mostra de Repertório Brava Companhia

Escritos Negros Modernistas

De 3 a 25 de maio – Sextas às 20h e sábados às 19h.

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: Livre.

Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

 

Espaço Brava Companhia

Rua Vitório, 77 – Vila Prel – Zona Sul, São Pa  

Sobre a Brava Companhia

A Brava Companhia é um grupo de teatro que atua desde 1998 a partir da periferia da região sul da cidade de São Paulo, seu local de origem, onde desenvolve espetáculos, experimentos cênicos e atividades formativas e de agitação cultural – também articuladas com outros grupos, coletivos e artistas do território.

 

O trabalho teatral da Brava Companhia é conhecido pelos espetáculos vigorosos, críticos e divertidos, marcados por uma caracterização física pujante e por uma dramaturgia comprometida com a temática social - criações artísticas que se sustentam pela continuidade, disciplina e sistematização dos seus processos.

 

A Brava Companhia mantém uma pesquisa cênica aberta aos espaços não convencionais, incluindo o espaço público - a rua. O território geográfico no qual a Brava Companhia realiza seus trabalhos - a periferia sul da cidade - e a rua como ambiente para o seu fazer teatral são determinações resultantes, em grande medida, do lugar social ocupado pelo grupo.

 

Nos últimos 15 anos, a Brava Companhia trouxe para a cena criações que sistematizaram longos processos de pesquisa acerca da sociedade e os seus processos de disputa relacionados à produção da vida ao longo da história. Entre os espetáculos montados pelo grupo ao longo de todos esses anos, estão Estudo sobre a Padaria; O Chão Não Tá Pra Urso; Show do PimpãoJC; O Errante; Este Lado para CimaCorinthians, Meu Amor - Segundo Brava Companhia e A Brava;

 

Informações para imprensa:

Adriana Balsanelli

Tel.: 11 99245 4138

imprensa@adrianabalsanelli.com.br


 
 
 

Se você não deseja mais receber e-mails nossos,cancele sua inscrição aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tio Vâniatoca (Mai24)