Quebra Cabeça (Nov2019)

Camila dos Anjos mergulha na própria trajetória no monólogo documental e autobiográfico Quebra-Cabeça

 

Solo mistura lembranças da atriz às memórias de personagens emblemáticas de Tchekhov e Tennessee Williams. Espetáculo estreia com três apresentações no Itaú Cultural e, em seguida, cumpre temporada na OC Oswald de Andrade 

 

Fotos de Estevan dos Anjos 

 

Um imenso puzzle cheio de buracos e de peças que não se encaixam. Esta é a forma do monólogo autobiográfico e documental Quebra-Cabeça, da atriz e autora Camila dos Anjos, que estreia dia 8 de novembro no Itaú Cultural e, na sequência, segue para a Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde fica em cartaz entre 13 de novembro e 19 de dezembro. Os ingressos no Itaú Cultural são gratuitos e as reservas online podem ser feitas 10 dias antes de cada apresentação.

Camila dos Anjos começou a trabalhar aos sete anos como atriz mirim e trafegou durante toda sua infância e adolescência pelas vias da indústria cultural. Na televisão realizou diversos trabalhos como: “Cúmplices de um Resgate”, no SBT; “A Vida Secreta dos Casais”, na HBO; o seriado “Sandy Junior”, na Rede Globo; entre outros.

A atriz, que hoje concentra a sua atividade no teatro, expõe as frustrações, expectativas e as consequências por ter começado a trabalhar tão cedo. Essas lembranças autobiográficas se misturam com as memórias de personagens misteriosas do russo Anton Tchekhov e do norte-americano Tennessee Williams, com os quais a atriz se identifica desde os primeiros tempos de sua carreira.

Em cena, Camila abre os porões de sua própria vida, cercada de documentos que comprovam sua trajetória e reflexões sobre suas experiências mais profundas. Memórias, personagens e referências se cruzam e se confundem à procura de pistas. Cartas, vídeos, cadernos, roteiros, fotos e matérias compõem um arquivo que serviu como base para a criação dramatúrgica. Os textos escritos através das memórias tornam-se blocos, peças desse quebra-cabeça. Os registros são acompanhados de um esgotamento, de uma ausência e de uma sensação estranha de ser só atriz e mais nada. 

O espaço onde a peça acontece é uma espécie de instalação cênica sob a forma de um porão de lembranças, de um lugar que remete ao passado. Nesse ambiente inacabado, documentos e memórias são fixados em um grande painel de cortiça, em uma tentativa de investigar e compreender a trajetória da artista.

Nelson Baskerville faz a orientação de encenação: “Vamos trabalhar uma forma de aparato cênico com todos os elementos cênicos à disposição. Uma instalação dentro de um museu, um museu de memórias, onde um cenário leve e etéreo, de véus esvoaçantes, mistura projeções de cenas da atriz nas novelas e séries relatadas, como a visita a um sótão familiar, repleto de cartas, baús e fotografias”.

SINOPSE

Um imenso quebra-cabeça cheio de buracos e de peças que não se encaixam. Uma atriz cercada de documentos que comprovam sua trajetória investiga sua tragédia pessoal. Memórias, personagens e referências se cruzam e se confundem à procura de pistas. Cartas, vídeos, cadernos, roteiros, fotos e matérias. Tantos registros e documentos acompanhados de um esgotamento, de uma ausência e de uma sensação estranha de ser só atriz e mais nada.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e atuação: Camila dos Anjos

Orientação de encenação: Nelson Baskerville

Preparação de Elenco: César Resende

Iluminação: Marisa Bentivegna

Cenário: César Resende

Figurino: Marichilene Artisevskis

Direção Musical: Daniel Maia

Projeções em Vídeo: Raimo Benedette

Ilustrações: Nelson Baskerville

Costura: Judite Gerônimo de Lima 

Cenotécnico: Fernando Lemos (ZITO)

Equipe Vídeo: Pedro Cortese e Mariana Bonfanti

Realização Vídeo: Estúdio B

Operação de Som e Luz: Victor Merseguel

Assistente de Produção Executiva: Laura La Padula

Assistentes de Produção:  Barbara Berta e Leticia Gonzalez

Fotos: Estevan dos Anjos

Identidade Visual e Design Gráfico: Lucas Sancho

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Pombo Correio

Idealização e Produção Geral: Camila dos Anjos Produções Artísticas

Produção: Contorno Produções

Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

Apoios: Oficina Cultural Oswald de Andrade, Poiesis, THE CITY - Beauty Boutique e Kayomix Japonês.

SERVIÇO

Quebra-Cabeça, de Camila dos Anjos

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos

 

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista

Quando: 8, 9 e 10 de novembro  

Na sexta e no sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 

Dia 8 de novembro – 201 lugares

Dias 9 e 10 de novembro – 224 lugares

 

Entrada gratuita

 

Reserva online de ingressos pelo site www.itaucultural.org.br:

Dia 8 de novembro – reserva a partir de 29 de outubro

Dia 9 de novembro – reserva a partir de 30 de outubro

Dia 10 de novembro – reserva a partir de 31 de outubro 

 

Público beneficiado pelas cotas on-line (obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida): um ingresso + um ingresso para acompanhante

 

Apresentar o comprovante da reserva (impresso ou no celular) até 10 minutos antes do início do espetáculo. 

 

Todos os ingressos serão reservados online. Caso tenha procura presencial no dia do evento, e a pessoa não tenha feito a reserva prévia, haverá fila de espera.

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 7 – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Temporada:13 de novembro a 19 de dezembro (exceto no dia 20/11)

De quarta a sexta-feira, às 20h; e aos sábados, às 18h

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Broken Cake (Jul23)

O Pai (Jan24)