Quando Um Dia (Dez23)

L

Juliana Sanches, do Grupo XIX de Teatro, mergulha 

na maturidade do universo feminino em novo espetáculo


Link para fotos - https://bit.ly/47ASrq8


O Núcleo de Pesquisa Corpo Urgente, do Grupo XIX de Teatro, dirigido por Juliana Sanches apresenta Quando Um Diade 8 a 17 de dezembro, na Vila Maria Zélia. Os ingressos são gratuitos pela plataforma Sympla. 


Baseado na obra As Avós, da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), o espetáculo escrito e dirigido por Juliana Sanches é um mergulho na vida de três mulheres maduras numa cidade litorânea. Ao dividirem seus dias dilatados, tentam processar a ação do tempo, do desejo e do esquecimento entre adversidades e histórias que mantém em segredo. 


O Núcleo Corpo Urgente fomentou a pesquisa do espetáculo, partindo da dicotomia entre as sensações físicas e como as verbalizamos. Como tantas vezes a palavra não dá conta do que sentimos e, em outras, dizemos tanto sem sentir quase nada. O processo provocou essas reflexões físicas e a reverberação entre as artistas presentes. Após dois anos de pandemia com os corpos trancados em casa, o que o confinamento real revelou que estava confinado há tempos pela sociedade patriarcal? 


Todo o processo foi alimentado por obras de mulheres, sejam elas artistas plásticas, escritoras, poetisas, dançarinas, mulheres que alimentam e inspiram o trabalho de criação de Juliana Sanches; que dirigiu espetáculos como: Legítima Defesa (com 16 atrizes); InCômodos (com 24 atrizes); A Corda, Alice (com 23 atrizes); O Tempo me Atravessando Dentro de Casa (com 21 atrizes com idades que variam de 20 a 50 anos), entre outros.


A iniciativa integra o projeto 5X XIX, que visa a manutenção e a continuidade dos 18 anos de residência artística do Grupo XIX na Vila Maria Zélia, contemplado pela 40ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura. 


Mais informações pelo Instagram @grupoxixdeteatro


Ficha técnica:

Direção e Dramaturgia: Juliana Sanches. Concepção: Juliana Sanches e Evelyn Klein. Diretora Assistente: Carolina Catelan. Atrizes-criadoras: Evelyn Klein, Mara Helleno e Tasia d’Paula. Produção e assistência de Cena: Agatha Selva. Assessoria dramatúrgica: Tatiana Ribeiro. Preparação corporal: Claudia de Souza. Música e colaboração de processo inicial: Gustavo Kurlat. Concepção cenário: Criação coletiva. Iluminação: Thiago Capella. Arte Chão/Cenário: Washti. Confecção de cortina: Dayse Neves. Produção figurinos: Juliana Sanches e Carolina Catelan. Concepção e produção objetos: Criação coletiva. Técnico geral: Luis Roberto de Oliveira. Direção de produção: Andrea Marques. Fotografia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Broken Cake (Jul23)

O Pai (Jan24)